05 julho 2008

Desafio Machadiano

Não sei se dormia, mas real que parecia, uma bela fada de alas róseas me veio em sonho. Batia asas, soltando "porpurina" sobre este autor. enquanto lhe sorria, e sorrindo sussurrava: "Serás capaz de cumprir o desafio que lhe proponho?"
Como pudera negar? Encantado que estivera com os olhos luminosos, e o bailar por entre as nuvens, permiti apenas concordar embalando a cabeça. "Escrevais, cavalheiro, e mostrais que podeis terminar os versos que deixei soltos..."
Tento, pois, atender aos desejos do anjo que me fora enviado:


Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!
Usai mil cores para adornar mundos,
Faz do céu, cerúleo, tua moldura;
Dá vida a meus lívidos segundos.

Olhai pro teu servo, amante teu
Que encantado, sim, observa a ti
E pensa só, em sonhos de Morfeu,
Sem empecilhos, por fim ter-te pra si.

E mui tanto eu daria para tal:
Cuore, vita... meu tudo, afinal!
Sem tu, Oh! flor, resta minha mortalha.

Lutar, é justo, por donzela-flor,
Doar-me pra merecer teu amor...
Perde-se a vida, ganha-se a batalha!



Como já diziam os Parnasianos, "poesia é tão feita de transpiração quanto de inspiração"...
Deu trabalho, mas espero que a resposta do Desafio esteja aos pés da principesa.
Abraços fortes meus caros, e lembrem-se:
Reflitam também!

Um comentário:

Anônimo disse...

2 quartetos e 2 tercetos?! Rimas (abab/cdcd...)?! Não era pra ter dado tanto trabalho!!! Falei q não precisava ser um soneto!!! Q inveja eu tenho d vc, pq se eu soubesse fazer versos, não precisava apelar para os amigos os fazê-los.

Vc tem q ler o livro até o final. P q vc não leu? Não gostou? Eu estou adorando! Até terça eu termino pra poder ler o livro q vc vai me emprestar.

A última cena q me surpreendeu foi ele se despertando no meio de um sonho com a Capitu. E depois ele fica insistindo em tentar voltar a sonhar, aperta os olhos, e fica a madrugada toda acordado tentando continuar, em vão, o sonho interrompido. Qndo leio o livro tenho a impressão q Bentinho fala comigo, até pq se refere várias vezes a "vc leitora" (no feminino!). Como Machado de Assis escreve bem e eu não sabia o qnto.

Estou encantada com o livro e surpreendida com os seus versos. Pensei agora no meu avô, acho q ele tb faria um soneto assim como vc se eu lhe desse esses 2 versos. Qualquer dia t mostro alguma obra do meu avô, q tudo transformava em poesia (até uma cavalgada). Engenheiro assim não tem igual.

Sobre a "porpurina"(rs), da próxima vez q vc olhar pro mar refletindo o sol vc vai lembrar d mim. É mto parecido (por mais gay q pareça a comparação..rs).

Agora sobre o título de anjo, espero q não esteja fazendo mal a vc t dando tamanho trabalho. Anjos devem proteger, por isso t incentivo a escrever para q vc não desista d poesia. É preciso proteger antes q a medicina consuma o seu tempo integral(rs).

OBS: cerúleo? como vc achou essa palavra no seu vocabulário?(rs) Aurélio?!(rs)

OBS2: Morfeu, deus grego dos sonhos (salve Wikipédia...hihi)

OBS3: mortalha tb não constava no meu vocabulário (rs)

OBS4: Preciso ler mais livros pra ampliar meu saber e vocabulário.

OBS5: Preciso dizer q adorei seu soneto? Estou mto orgulhosa (sinta-se beijado nos ombros)

Abraços

Carol