31 dezembro 2006

Luz perdida

A leitura de "A Última Crônica", de Fernando Sabino, me foi um marco. Foi com esta obra-mestra que descobri o mistério por trás do ofício de cronista, até então imaginado por mim como um complexo trabalho do homem sobre sua obrigação. Engano meu. Sabino sugere que, se lhe falta a inspiração para escrever, saia e observe o mundo a sua volta... "Leia" as pessoas...
Hoje eu alcancei esse nível. Consegui "ler" a dor de alguém e isso me tocou... E me culpo por não ter sido um problema dos já conhecidos, coisas que assolam um mundo desigual, mas um fato de simplicidade visível e que muitos ignorariam...
Deixava a casa de um amigo ao cair da noite. Ao chegar ao portão pude ver que havia uma festa numa casa próxima. E ao longe, na festa, enxerguei uma bela menina, ainda jovem. No mesmo instante realizei que era a moça com quem meu amigo já havia saído e com a qual nada mais queria, ainda que soubesse ser esta apaixonada por ele. A jovem veio em nossa direção e, percebendo isso, meu amigo virou o rosto. Ela não rumava a nós, mas passaria por onde estávamos... Ao chegar perto, lançou ao meu amigo um olhar como quem diz "olá" e esperando atenção, sem resposta, continuou a andar... Apenas eu a olhava... Cerca de cinco metros afrente, novamente ela se virou para nossa direção, tentando novamente estabelecer um, ainda que mínimo, contato com meu amigo, que novamente não ligou. Eu ouvia seus olhos clamarem "ei! não faça isso!" como quem sabe que a indiferença é a mais temível das tormentas. E ela seguiu seus passos. Eu já dava como findado o problema quando, para minha surpresa, vi, um pouco adiante, aquela linda menina virar-se pela última vez, esperançosamente, buscando para si um simples segundo dos tantos que sobravam ao meu amigo; mais uma vez sem sucesso. Eu vi a luz nos olhos daquela jovem se extingüirem naquele momento... Como a chama de uma vela abandonada ao vento da madrugada, sem que ninguém se importasse com a claridade que emitia.
A alta dramaticidade do momento, escondida pelas sombras da noite, invadiram o meu peito tal uma flecha endereçada aos que não se importam...Pela primeira vez na minha vida eu senti, não de maneira catártica como em livros ou filmes, mas como se ocorresse comigo mesmo, aguda e abruptamente, a dor daquela menina... Faltou-me o ar, abundante no meu entorno, mas ausente na minha reflexão, me deixando estagnado em pensamentos, e envolto em pesares...
E foi assim que aconteceu. Sem que eu esperasse... Apenas "lendo" aquela jovem, que só um olhar esperava...
Pense nisso...
Reflita também...
E um Ano de Luz para cada 1 de vocês, caros amigos...

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu lindooooooooooo !!!

Ainda não li a "Última Crônica" mas fiquei muito curiosa...
Muita inspiração dessa vez !!!
E agora nova versão: baseada em fatos reais !!!!
Lindo lindo lindo !!
Torço para que você continue com esse dom de escrever e ler as pessoas...sem esquecer de postar claro ! para dividir conosco, simples mortais, toda essa inspiração que transborda em você !!!
De vez em quando me sinto dentro dos seus posts...você consegue isso...não só comigo, certamente com mais pessoas ! e isso é simplismente FoDa !!

Fechou o ano com chave de ouro depois desse !!!
Te adoro !!

Um ótimo 2007 pra vc e td a família !! Mts realizações e td de bom !!!
.bjiN LeCa

Anônimo disse...

Simplesmente fascinante este poder de "leitura" que tens...Parabéns por este dom, que é visto em tão poucas pessoas! Surpreendedor como sempre, a cada novo verso...Bjaum e ótimo 2007!! Saúde, paz e felicidade na sua vida...vc merece!

Anônimo disse...

muito triste, arrasador........
apenas esses 2 comentarios resumem o que senti.........

Anônimo disse...

Hey menino!

Palavras encantadoras as suas..
Mto bom o link com a 'última crônica'. De fato, vc tem um dom para escrever.. Sabino nos deixa boquiabertos justamente pelo fato de transformar um evento simples em algo grandioso! Contar detalhadamente as emoções, os sentimentos envolvidos, naquele momento, com aquela humilde família.. Parabéns! Pois vc tb conseguiu alcançar a essência..
Gde bjo!
Luana

Anônimo disse...

Amigo,
de verdade, fiquei muuuuito feliz e sensibilizada em saber que vc ainda se salva nesse mundo de pessoas completamente egoístas...Sabe, as vezes me sinto uma idiota por me preocupar tanto com as outras pessoas, por prestar atenção nos problemas alheios por mais bobos q pareçam...e percebo q graças a Deus nao sou a unica.
Voce sabe q eu gosto muuuuito de vc e isso so aumenta e cada vez mais me surpreendo com a sua capacidade de se superar como ser humano...Obrigada por seu meu amigo!!
bjooo

Anônimo disse...

Falae vinícius!
Realmente, ler as pessoas produz momentos intensos. Mas, infelizmente, tenho a impressão de que tais leituras acontecem espontâneamente e não quando nos esforçamos. Esforços podem até ser perigosos, gerando falsas impressões provenientes de uma imaginação desejosa -- o velho poder da sugestão.

De qualquer forma, gosto da tua forma de escrever. Gosto de palavras bem-escolhidas, e tento não ver com maus olhos sua alta emotividade. Sabe como é, nesses dias de hoje os homens se acostumam a repudiar emoções.

Abraço!

Anônimo disse...

Seu chatoooooo
Vou comentar só pra vc parar de me pertubar, mas vou falar a mesma coisa q já te disse no msn.
Você sabe, eu já te disse antes, q eu não gosto mto do seu jeito de escrever (não q eu ache ruim, apenas por uma questão de gosto e eestilo). Mas esse texto foi perfeito! Vc conseguiu captar o momento de forma como poucas pessoas conseguem... Parabéns! Adorei o texto mesmo!
Bjão
Sam

Anônimo disse...

Desculpa invadir seu espaço mas, realmente, o que fez uma leitura muito profunda dos sentimentos daquela menina. Que bom que existem pessoas preocupadas e capazes de sentir isso. Fui invadida por uma sensação de otimismo... de que não sou só eu que tento perceber as angústias das pessoas a minha volta. No mundo de hoje isso é raro. Vejo tantas pessoas insensíveis aos sentimentos alheios e o pior, incapazes de perceber esses detalhes. Parabéns

Gi.. (RS) disse...

A menina, de cabelos longos e ondulados, saia no joelho e um traço de esperança....

Linda, querido..
Como tantos outros que encontrei aqui!

Bjs